Iniciativa
Integração e Oportunidade chega ao Dunas
Moradores tiveram uma tarde com oficinas de recolocação no mercado de trabalho e atividades físicas
Carlos Queiroz -
No bairro Dunas, a tarde desta quarta-feira (19) foi de união entre os moradores por meio de atividades físicas, brinquedos infláveis e oficinas de capacitação. O evento Integração e Oportunidade ocorreu na Estação Cidadania Dunas, nome dado ao antigo Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), espaço ainda não inaugurado. A realização se deu por uma parceria entre a prefeitura de Pelotas, secretarias de Cultura (Secult) e de Educação e Desporto (Smed), e Faculdade Senac.
A Faculdade Senac levou o Programa Desempregados - Mudando Vidas, iniciativa que visa pessoas desempregadas que buscam a recolocação no mercado de trabalho. Os moradores interessados puderam realizar a inscrição e, por seis meses, ganhar uma bolsa em um dos cursos de graduação ou pós-graduação do Senac. A Faculdade conta com quatro cursos de graduação e outros sete de pós com matrículas abertas. Enquanto frequenta as aulas, cada pessoa recebe um direcionamento da instituição para as vagas abertas no mercado de trabalho.
Assim, a recolocação no mercado chega junto aos estudos em uma área específica. Além disso, o Senac oportunizou uma oficina de analise de currículos e dicas para as entrevistas de emprego.
O projeto Vida Ativa, da Smed, também participou com aulas de zumba e ginástica. O momento foi de unir os moradores que já participam das práticas desportivas na Estação Cidadania Dunas e no Comitê de Desenvolvimento Dunas (CDD). A Simone Fonseca, por exemplo, participa das aulas de dança há dois anos. "É muito importante ter isso no bairro", afirmou. Ela é moradora há mais de 30 anos do Jardim Europa, loteamento próximo ao Dunas, e semanalmente vai até o bairro do lado para participar das atividades.
Estação Cidadania Dunas deve ser inaugurado em maio
O espaço que começou a ser construído em 2014 em breve será inaugurado. O projeto começou sendo chamado de Centro de Artes e Esportes Unificado, o Ceu Dunas. As obras foram finalizadas e a Secult agiliza a compra do mobiliário, conforme explicou o secretário da pasta Giorgio Ronna. O local conta com pista de skate, palco para ensaios e apresentações culturais, biblioteca e sala de computadores. "A ideia de abrir antes da inauguração foi para que os moradores passassem a frequentar o espaço, conhecer e gostar de estar aqui", ressalta.
Após inaugurado, a expectativa é que atividades como oficinas de jornalismo comunitário, sessões de cinema e ensaios de grupos de teatro e dança ocorram no local. A Secult pretende abrir editais para utilização do espaço, com foco em grupos culturais, fixando uma agenda de ensaios e apresentações. Segundo Ronna, a inauguração deve ocorrer em maio.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário